O TEATRO BASTARDO é uma Associação Cultural sem fins lucrativos que está desde 2019 no Concelho de Oeiras e tem vindo a pensar projectos que pretendem integrar o teatro na vida da comunidade, acrescentando-lhe valor artístico e contribuindo para o seu desenvolvimento social.
A companhia
Até aqui
Em 2020, o Teatro Bastardo criou o drama online em três actos - "Providentia" - inserido na bolsa de criação do Teatro Nacional 21. Simultaneamente desenvolveu um projecto social com a Associação Coração Amarelo: "(Des)enquadrado"; em 2021 deu início ao seu projecto de poesia: foi através das palavras e vida de Natália Correia que estreou "EntreVersos" em Abril de 2021 no Teatro Passagem de Nível.
A estreia em palco deu-se com o espectáculo "Guloseimas", um texto de João Fábio Cabral com encenação de Gonçalo Botelho, no dia 23 de Julho de 2021, no festival Try Better, Fail Better ́21 no Teatro Taborda, no âmbito da open call do Teatro da Garagem.
A 21 de Setembro de 2021 inaugurou a instalação fotográfica (Des)enquadrado no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.
Em Junho de 2022, estreou, no auditório Orlando Ribeiro, o espectáculo para a infância - "Meus Amigos Monstros" - um texto de Daniel Alexandre com encenação de Francisco Pereira de Almeida.
O espectáculo "Guloseimas" foi novamente apresentado no passado mês de Janeiro no Teatro da Comuna, entre os dias 11 e 15 de Janeiro.
A sexta criação do Teatro Bastardo - “Pantagruel” estreou a 15 de Julho de 2023 no espaço Escola de Mulheres.